22º Festival Mundial de Circo - Santa Tereza Tem
Logo

22º Festival Mundial de Circo

Até o dia 9 de junho o 22º Festival Mundial de Circo ocupará a FUNARTE-MG, o Galpão Cine Horto, além de ruas e praças dos bairros Regina, Cidade Nova e Vila Acaba Mundo, com programação gratuita.

A 22ª edição marca o retorno da “Cidade do Circo”, montada na FUNARTE e inspirada no universo circense (com dois picadeiros montados na arena, além de todos os espaços e galpões ambientados na estética do circo) para abrigar apresentações de espetáculos, performances, oficinas, seminário e um espaço interativo para o público com diversas atrações. Serão mais de 25 apresentações e uma programação que reúne grupos e artistas nacionais e internacionais.

 A programação reúne grupos e artistas originários do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia, em 25 apresentações com a proposta de mostrar ao público a diversidade da produção circense contemporânea brasileira e Latino-Americana.

O Festival Mundial de Circo é o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina.

Fiotim + Jorge K

Maquete do circo – artista mineiro Agnaldo Pinho

O Festival irá receber, em primeira mão, a maquete de circo criada por Agnaldo Pinho (pintor, desenhista, gravador, escultor, ator e criador cenotécnico). O trabalho foi criado pelo artista em 2006 para ser exposto no Circo da Estação, em Ouro Preto. Feita em madeira e papel marchê, a maquete tem o tamanho 2mx2m e representa uma cena de circo que se move, com mais de 50 elementos e personagens circenses.  O trabalho foi restaurado recentemente por Agnaldo Pinho e antes de retornar a Outro Preto será exposto no 22º Festival Mundial de Circo. 

FIOTIM – O Museu em Movimento – FUNARTE

Museu em Movimento (Art-Truck) com visual de circo e parque de diversões, composto por um trailer que abriga uma galeria de arte e se desdobra externamente num cenário lúdico e um parque de esculturas interativas. No interior do trailer-galeria estão expostas 40 obras inspiradas nas obras monumentais encontradas em Inhotim. Já o parque de esculturas é composto por obras interativas – chamadas de “Objetos Estéticos Relacionais” – que por sua vez proporcionam ao público uma interação alegre e festiva com a arte. Para ‘reger’ esta obra, o artista Jorge Fonseca criou o personagem “Jorge K – o camelô-arteiro-viajante”, que com seu visual exuberante e aparições performáticas faz as vezes de ‘mestre de cerimônias’. 

Feira de artesanato circense – FUNARTE
Será montada na Cidade do Circo para venda de produtos circenses ou feitas de materiais do circo.  

Espetáculo de Variedades FUNARTE/MG

O Espetáculo de Variedades acontece desde 2006 com apresentações de números curtos de artistas nacionais e internacionais, que percorrem pelas diversas técnicas circenses, como o malabarismo, trapézio, equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo, palhaçaria entre outras.  Participam artistas brasileiros, colombianos e argentinos, e o grupo Favelinha Dance de Belo Horizonte. O espetáculo será montado pelo diretor espanhol, Cisco Aznar, inédito montado especialmente para o Festival.

Picadeiro Aberto – FUNARTE

Tradicional no meio circense, o “Picadeiro Aberto” convida artistas para subirem ao picadeiro e apresentarem seus trabalhos, criando um espaço efervescente de encontros. Participam: Circo Verde, Minha Companhia, Cia. Circunstância, Circo do Sufoco, Circo Lar, Coletivo Ilusório, Mulambo e Risoto, Duo Binne e My Circo. Apresentação no dia 07 de junho, sexta, às 20h.

Trupe DuNavô. (São Paulo/Brasil).  Espetáculo “Irmãos Carreto” – FUNARTE

“Irmãos Carreto” faz, através de números circenses e palhaçaria, um convite a reflexão do público sobre as disputas e polarizações em nossa sociedade. Apresentação será no dia 08 de junho (sábado), às 11h. Em seguida, haverá apresentação no Centro Cultural Lindeia Regina, às 16h.  

Circovolante (Minas Gerais/Brasil). Espetáculo “Samba no Pé de Moleque” – Vila Acaba Mundo

O Circovolante irá conduzir um cortejo na Vila Acaba Mundo, com saída do Beco da Igreja até a Praça Carioca. Um carrinho típico do circo, com adereços, será o condutor do cortejo intitulado SAMBA NO PÉ DE MOLEQUE, um show que mistura circo, dança e música, intervenções de artistas em pernas-de-pau, malabaristas e números de fogo. O cortejo é embalado por música popular brasileira desde folias, congadas, cirandas, maracatus, rocks e até versões “circovolanteanas” de músicas do Clube da Esquina. O cortejo acontecerá no dia 09 de junho (domingo), às 11h.

Mais informações @festivalmundialdecirco | www.festivalmundialdecirco.com.br

Anúncios